Os empresários brasileiros precisam ter a ciência das principais obrigações fiscais e contábeis que envolvem um negócio, pois ignorá-las é o caminho para ter muitos problemas com o fisco.
A regularização de um negócio acontece quando não existem pontas soltas, é preciso compreender que para cada tipo negócio existem regras específicas que precisam ser seguidas.
É o que nós vamos conferir à seguir. Acompanhe!
O que são obrigações fiscais?
Como o próprio nome já diz, as obrigações fiscais se referem ao pagamento de impostos. É uma ação extremamente necessária para que a empresa fique em conformidades com o fisco.
Portanto, fazem parte dessas obrigações as seguintes ações:
1- Emissão de notas fiscais
Empresas de todos os segmentos e portes devem emitir nota fiscal de venda ou prestação de serviços, a única exceção é para o MEI – Microempreendedor Individual, pois eles são desobrigados dessa ação.
2- Pagamento de tributos
A apuração dos impostos municipais, estaduais e federais devem ser feitas pelo contador, posteriormente, o empresário deve efetuar o pagamento. Entram na lista das principais obrigações fiscais e contábeis os seguintes impostos:
- COFINS
- CSLL
- ICMS
- IRPJ
- Outros
O que são obrigações contábeis?
No geral, as obrigações contábeis tem relação com as fiscais, pois o objetivo dessa área é analisar as notas fiscais para apuração dos impostos e elaborar relatórios importantes da empresa, são eles:
- Elaboração do Balanço Patrimonial – Mostra a evolução da empresa dentro de um certo período (faturamento, propriedades e dívidas);
- Demonstrativo de resultados do exercício (DRE) – Analisa se houve lucro ou prejuízo através de análise das atividades financeiras da empresa;
- Questões sobre a formalização da empresa – Abertura, CNPJ, alvará de funcionamento, elaboração do contrato social, definição do regime tributário, registro da junta comercial, inscrição estadual, licenças e outros;
Além disso, a contabilidade deve fazer toda a parte das obrigações acessórias da empresa, como por exemplo: Declarar o recolhimento de impostos através da DEFIS, DASN SIMEI, DIRF, DCTF e a Escrituração Fiscal Digital – EFD por meio do SPED.
Por que as principais obrigações fiscais e contábeis devem ser seguidas à risca?
Antes de mais nada, é preciso salientar que além das principais obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda precisam cuidar de todas as questões previdenciárias e trabalhistas. Caso isso não for feito, o estabelecimento pode correr sérios riscos frente a uma fiscalização.
Portanto, é fundamental que as empresas se organizem e tenham uma boa assessoria contábil para auxiliar com relação ao armazenamento de documentos e cumprimento de prazos.
Uma boa solução é adquirir um sistema de gestão financeira, nele, todas as rotinas de contas a pagar e receber, bem como as questões contábeis são registradas.
Nos tempos de hoje, a contabilidade online é um grande aliado no cumprimento das obrigações, os recursos oferecidos por esse serviço permitem a otimização do tempo, organização documental e sobretudo, a consulta dos registros quando necessário.
Com essa tecnologia, o departamento não perde o envio dos documentos, isso porque o próprio sistema emite avisos de que já está na hora de organizar as principais obrigações fiscais e contábeis dentro do período.
A organização da parte documental de uma empresa é de suma importância para que o negócio flua sem problemas que podem tirar o sono do administrador.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Senhor Contábil